Social Icons

24 novembro, 2006

Hoje me lembrei de você...

Lembrei dos momentos em que deveria estar contigo e não pude;
Lembrei das coisas que deveria ter feito e não fiz;
Lembrei da atenção que não lhe dei;
Do abraço que deixei de dar-te;
Das conversas que não tivemos;
Da vergonha de beijar-te;
Da incerteza de amar-te;

Lembrei do seu afeto por mim
Das histórias sobre você
Lembrei dos seus gestos de carinho
Da sua fala particular
Do seu jeito de olhar
De corrigir
De brincar

Lembrei de quando você deveria estar aqui
E já não estavas
Lembrei do seu ultimo gesto
Lembrei do seu jeito
Lembre que você: era meu pai!
E que Eu deveria ter sido muito mais filha do que eu fui.

Perdoe-me se só amo-te agora
Depois que o perdi.
É que tive que aprender sozinha...
Ninguém me ensinou.
Só queria que estivesses aqui agora
Para ver-me vencer
Pai: você foi o melhor mesmo sem eu saber!

Se me emociono quando penso em ti
É porque amo-te
É uma pena que eu não soube demonstrar-lhe de fato.
Só descobri agora,
Que devemos dar valor a quem ama enquanto elas estão aqui
Não apenas quando os perdemos...

Nem tive chance de exercer meu papel
Nem você teve chance de ensinar-me
Fomos dois separados
Reaproximados
E novamente separados
Dessa vez para sempre...


Às vezes penso que ainda irei encontrar-te
E dizer-lhe o quanto o amo, e contar-lhe como foi meu dia, contar-lhe meus planos, dar-lhe um abraço e dizer: Pai: Boa Noite Durma bem!


(Jaqueline Flores)

21 novembro, 2006

Blogs: Até que ponto eles podem contribuir na educação escolar?


Os blogs estão aí!
A substituição dos diários. E pensar que os diários eram "coisa" de adolescente... Agora, a tecnologia retira esse paradigma de que somente adolescentes escrevem seus pensamentos. A cada dia que passa, percebemos um avanço muito grande de blogs dos mais variados assuntos e tipos, um pouco mais impessoais que os diários; é claro.Já que nos blogs pessoas de diversas redes podem ter acesso à sua página.

Crianças utilizam essa ferramenta para falar do dia-a-dia, adolescentes falam de bandas, namoros, escola, passeios e tudo do mundo que os cerca. Pais corujas publicam fotos de seus filhos, empresários divulgam suas empresas. Pessoas intelectuais divulgam suas idéias e textos de autoria própria, jornalistas, críticos e assim por diante.

Não é de se espantar que em meio a todo esse acervo de íntimas idéias, existam plágios, idéias sujas, preconceituosas e até criminalidade.
Mas até que ponto os educadores devem utilizar o blog? Como auxiliar o educando na utilização dessa ferramenta mostrando-lhes o que é relevante para o aprendizado?

Em primeiro lugar, deve-se levantar o aspécto da linguagem utilizada na rede.Mostrar ao educando que o internetês (assim chamado pela comunidade da internet) deve ser utilizado apenas na situaçãoes apropriadas, ou seja: em uma conversa informal com amigos, textos sem muito valor literário.
Deve-se pensar que essa produção atual será a literatura de amanhã, e não queremos deixar qualquer coisa para os futuros leitores.

Nos blogs, há pessoas com as mais diversas preocupações: forma, imagem , linguagem, conteúdo, impressão; enfim, cada um quer vender o seu peixe. O único cuidado que deve-se tomar é na hora de aderir às idéias, já que o peixe é muito, o melhor a fazer é escolher bem a mercadoria.

Desta forma, deve-se perceber a intenção de cada blogueiro, pois nos textos é que pode-se notar que tipo de reação o dono do blog espera causar no leitor.

Portanto, deve-se utilizar essa ferramenta, com um intuito maior que um simples diário ou passa-tempo, nota-se que muitos textos proporcionam a reflexão, a crítica e até o aprendizado. Tanto é que muitos blogs, de tão interessantes, acabam virando livros impressos em papel.