Os blogs estão aí!
A substituição dos diários. E pensar que os diários eram "coisa" de adolescente... Agora, a tecnologia retira esse paradigma de que somente adolescentes escrevem seus pensamentos. A cada dia que passa, percebemos um avanço muito grande de blogs dos mais variados assuntos e tipos, um pouco mais impessoais que os diários; é claro.Já que nos blogs pessoas de diversas redes podem ter acesso à sua página.
Crianças utilizam essa ferramenta para falar do dia-a-dia, adolescentes falam de bandas, namoros, escola, passeios e tudo do mundo que os cerca. Pais corujas publicam fotos de seus filhos, empresários divulgam suas empresas. Pessoas intelectuais divulgam suas idéias e textos de autoria própria, jornalistas, críticos e assim por diante.
Não é de se espantar que em meio a todo esse acervo de íntimas idéias, existam plágios, idéias sujas, preconceituosas e até criminalidade.
Mas até que ponto os educadores devem utilizar o blog? Como auxiliar o educando na utilização dessa ferramenta mostrando-lhes o que é relevante para o aprendizado?
Em primeiro lugar, deve-se levantar o aspécto da linguagem utilizada na rede.Mostrar ao educando que o internetês (assim chamado pela comunidade da internet) deve ser utilizado apenas na situaçãoes apropriadas, ou seja: em uma conversa informal com amigos, textos sem muito valor literário.
Deve-se pensar que essa produção atual será a literatura de amanhã, e não queremos deixar qualquer coisa para os futuros leitores.
Nos blogs, há pessoas com as mais diversas preocupações: forma, imagem , linguagem, conteúdo, impressão; enfim, cada um quer vender o seu peixe. O único cuidado que deve-se tomar é na hora de aderir às idéias, já que o peixe é muito, o melhor a fazer é escolher bem a mercadoria.
Desta forma, deve-se perceber a intenção de cada blogueiro, pois nos textos é que pode-se notar que tipo de reação o dono do blog espera causar no leitor.
Portanto, deve-se utilizar essa ferramenta, com um intuito maior que um simples diário ou passa-tempo, nota-se que muitos textos proporcionam a reflexão, a crítica e até o aprendizado. Tanto é que muitos blogs, de tão interessantes, acabam virando livros impressos em papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário