Antes de terminar a Copa, enquanto voltava para casa, me deparei com algumas bandeirinhas que traziam estampados os anos em que o Brasil levou o Título de Campeão. Vi-me parada durante um bom tempo fazendo as conta de quantos anos eu tinha em cada título e cheguei à conclusão de que não vi nada, só vi o Brasil ser campeão duas vezes: Em 1994, quando conquistou o Tetra nos EUA e em 2002 quando trouxemos o Penta da Coreia do Sul e Japão.
Essa é a sexta Copa que acontece depois nasci, não consigo lembrar nitidamente da Copa de 1990, ainda era uma criancinha de 3 anos, não sabia bem o que era torcer, o que era uma Copa do Mundo. A única lembrança que tenho dessa época é de uma boneca que eu trazia pendurada pelos cabelos o tempo todo.
Quando o Brasil conquistou o Tetra em 1994, lembro-me claramente de todos nas ruas estampadas com a figura do cão Striker gritando É Tetraaaa! Eu já tinha uma noção, caí no meio da gritaria, pulando e gritando em comemoração ao título.
Desde então, decidi que torceria apenas para a seleção, nunca tive um time do coração, como as pessoas costumam ter (São Paulo, Vasco, Flamengo, Corinthians), sempre torci para o que ganhava, para todos, com exceção de uma época (95) em que inventei de torcer pelo Vasco (para quem não sabe, sou capixaba), porque era o time do coração do menino que era a minha paixão. Quando a paixonite passou, deixei o Vasco pra lá.
Torci em 98, mas tive que ver a França levando a melhor.
Em 2002, morando na Bahia, acordava de madrugada para ver os jogos, subia na laje da minha vó para regar a antena e acordar os vizinhos para assistirmos aos jogos. Como trabalho para a Escola fiz com minha amiga Charlene um Álbum da Copa que levou nota Dez! O meu eu torcedora acreditou que se penteasse os cabelos durante os jogos do Brasil, levaríamos a melhor...E assim foi: comemorei o Penta com a escova de cabelo nas mãos!
Em 2006 eu já não tinha tanto tempo para me dedicar exclusivamente aos jogos, estava cursando Letras em Atibaia e trabalhando em um Salão de Cabeleireiro como manicure. Saía praticamente na hora dos jogos para assistir em Diadema na companhia das tias...era bem cansativo...Mesmo assim, acreditava que a seleção conquistaria o Hexa! Lembro que fui ver o Brasil perder em Santos...
Esse ano (2010), vi mais uma vez o Brasil voltar para casa de mãos vazias... Em compensação conheci a vuvuzela (ver jogos com moscas fazendo zum zum zum), graças a Deus não vimos o Maradona pelado e assisti três jogos do Brasil com uma torcida diferente, a torcida do twitter!
Próxima Copa Promete, será aqui no Brasil. Será que em vez de vuvuzelas teremos berrantes nos estádios? Tomara que não. Já não sei mais nada quanto ao hexa, tomara que apareçam bons jogadores daqui até lá e um treinador que coloque os rapazes com vontade de defender nosso título e não deixar que vá embora nossa chance de vencer!
Uma coisa que queria: que o saci fosse nosso mascote! Já pensou? O saci todo de verde e amarelo, que coisa mais patriota? Mas...do jeito que o povo tá amando o Dunga, pode ser que escolham os sete anões!
Com Dunga ou com saci, estarei torcendo, já que sou uma torcedora a nível nacional, terei fôlego suficiente para gritar e pular em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário