Social Icons

12 janeiro, 2011

Manoel de Barros em Animação

Em 2009 tive uma grande descoberta literária. Encontrei as palavras do poeta Manoel de Barros. Suas memórias inventadas me encantaram, e logo percebi o quanto a gente vive desprezando as coisas simples da vida, principalmente os fatos da infância.
Desse encontro literário nasceu um trabalho¹ que desenvolvi com duas turmas de 6ª série/7º ano. Depois de terem lido as Memórias Inventadas de Manoel de Barros, os alunos escreveram suas memórias, umas inventadas e outras vividas, por eles e por seus pais. Além de publicadas no livro da turma, as memórias também foram publicadas em um blog de cada sala.
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros / iluminuras de Martha Barros. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

Fiquei muito feliz quando terminamos esse trabalho e cada turma lançou a sua coletânea de memórias. 
A partir daí, Manoel de Barros passou a ter um novo sentido para mim.
A palavra sempre me encanta, e quem sabe usar as palavras de forma simples, mas encantadora, acaba me fazendo apaixonar. Quanto mais simples, mais fácil para eu me tornar fã.
Passei a seguir o twitter que homenageia o poeta com suas frases diárias. Assim, tenho a minha dose diária da simplicidade nas palavras do Manoel. E foi seguindo esse perfil que outro dia meus olhos e ouvidos tiveram o prazer de saborear uma obra de arte, um vídeo com poemas do Manoel, animação e narração de pessoas pra lá de talentosas. Vale a pena conferir.





"Dentre as coisas mais simples que já conheci, Manoel de Barros está no meio. Ele usa as palavras para falar de coisas tão simples e acaba transformando essa simplicidade da vida em poesia. 
Manoel de Barros é para os sensíveis. Se você não for um sensível, depois de ler Manoel de Barros, acaba descobrindo esse seu lado poético, tens logo um encontro com teu eu-lírico."

______

Referências para entender a postagem:
Twitter em homenagem ao Poeta: @Poeta_ManoeldB

8 comentários:

Anônimo disse...

nossa, muito legal o vídeo do pessoal. e concordo com suas últimas palavras sobre o poeta. um abraço, pedro

Jenny Horta disse...

Lindo trabalho com sua turma. Também concordo plenamente com suas palavras finais e os jovens nas escolas precisam cada vez mais dessa sensibilidade, dentro dessa sociedade competitiva em que vivemos!an

ellen costa disse...

Eu tive o grande prazer de fotografar Manoel de Barros em sua casa em Campo Grande enquanto acompanhava uma entrevista. Sensacional! Ele é sua própria poesia, simples, comum, mas cheio de amor e verdade nos olhos como quando é infância. Lindo!!

Mailson Furtado disse...

Sem a minima dúvida Manoel de Barros é parte contante da poesia nacional...

Da literatura como um todo!!!

Fantástico o seu trabalho

Parabéns pelo post!

Jaque Flores disse...

Obrigada pela visita, pessoal. Tentei traduzir nessa postagem o pouquinho da emoção que senti ao ter contato com os poemas do Manoel.
Suas palavras fizeram mágica numa turma (6ªA) que muitos consideravam difícil de se trabalhar. Quando todos criticavam o livro na mídia por conta de duas palavras, eu consegui trabalhar o simples e o poético, o verdadeiro sentido daquelas palavras. Não recolhi, deixem que os meninos e meninas saboreassem as memórias das infâncias do Poeta...

Se tivesse me intimidado pela mídia e o sensacionalismo, não teria experimentado tamanha emoção.

Meus meninos e meninas precisavam saber como é uma infância onde se fabrica brinquedos com palavras...


Voltem sempre

Anônimo disse...

Muito bom todo trabalho e principalmente a descoberta de sermos melhores. Incrivel o video..tocante!!! Adorei e vou repassar para que muitos usufruam destes momentos magicos.
Um abraço Andréia

LoucaDeMente disse...

Olá...

Lindo o projeto... lindas palavras e sem dúvida doce inspiração: Manoel de Barros!

Voltarei...

beijocas-gritantemente-silenciosas

Su Simon disse...

Que delícia de história. Jaque... estava aqui blogueando um pouco e deparei com este fantástico vídeo... que se permitir vou mostrar para meus alunos do reforço... quem sabem eles adquiram de vez o gosto pela leitura.
bjs