Social Icons

18 setembro, 2013

Leitura de Setembro¹

"Ana e Pedro - cartas" de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver

Trabalhando cartas com o sexto ano, encontrei no livro didático uma carta de Ana para Pedro. Carta de uma desconhecida para outro desconhecido. Li a carta para os alunos, pedi que respondessem no lugar do Pedro...Achei que a história pararia aí, mas não foi bem assim.
Quando estávamos na sala de Leitura, encontrei o livro com TODAS as cartas escritas pelos dois jovens. Não resisti e peguei para ler. Li mais ou menos duas cartas e emprestei o livro à uma aluna que também ficara curiosíssima, com os olhos vidrando de vontade de ler as cartas. Emprestei porque estava terminando de ler umas crônicas do Carlos Drummond.


Cartas de Ana e Pedro me fizeram lembrar muito das obras da Lygia Bojunga, a linguagem poética do Pedro muitas vezes me fez pensar que eu estava a ler uma das encantadoras histórias da Lygia. Aquelas cartas me prenderam de tal forma, que eu queria brigar com o tempo para continuar lendo, esqueci até os joguinhos viciantes do celular... só queria saber o desfecho do diálogo entre os dois adolescentes...
A comunicação dos dois me inspirou tanto que resolvi propor um intercâmbio de cartas entre turmas de diferentes escolas. (Está acontecendo de um jeito muito engraçado).
Sempre amei escrever cartas, desde menina trocava cartas com as coleguinhas que deixava em cada escola que passava. Escrever uma carta desperta sentimentos ímpares: a espera pela resposta trazida pelo carteiro, o momento da abertura da carta, a leitura, as descobertas, o momento para processar as respostas e sentar para escrever é para mim, um ritual mágico.
Esse lance de trocar cartas é uma experiência incomparável. Só quem já viveu saberá entender a ansiedade desses dois adolescentes nessa comunicação que hoje já não é tão comum.
Terminei o livro e fiquei com aquela sensação de "quero mais"...queria saber se continuaram se escrevendo, se conhecendo...queria saber o futuro dos dois...
Adorei a leitura e indico para pessoas curiosas, que adoram ler cartas e saber como acontecem relacionamentos de modos não convencionais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Finalmente, enviei sua carta. (:

Ler é bom, escrever cartas é tão bom quanto! Fiquei muito curiosa para ler este livro. E já vou imaginando o nível de relacionamento entre os protagonistas, como se conheceram, como começaram a trocar cartas... Todas essas coisas vindas da fantasia plena de literatura. rs
Há um livro de cartas trocadas entre Fernando Sabino e Clarice que está na minha lista de desejados há tempos, mas não me lembro seu nome. Ainda sobre cartas... lembrei-me de um livro que talvez você goste de ler.

Ah, seu blog está tão lindo.
<3